Palestrantes

    Fernanda Paulino Fernandes dos Anjos – Enfermeira. Especialista em Gerenciamento dos Serviços de Enfermagem pela UNIFESP. Blended Fellowship IHI/Einstein. Gerente de Qualidade e Segurança do Paciente no Hospital Israelita Beneficente Albert Einstein.

•    Francisco Cruz Lima - Engenheiro Civil e Sandra Giuliani Cruz Lima - Tradutora. Pais da Júlia Lima. Relatam a experiência ao lado de sua filha, vítima de evento adverso, as lições apreendidas com a análise do incidente e o que esperam dos profissionais de saúde e instituições.

•    Giulliano Gardenghi. Fisioterapeuta. Possui Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor, em nível de pós-graduação, junto ao CEAFi/Pontifícia Universidade Católica de Goiás, onde também atua como coordenador científico. Consultor Técnico do Instituto de Ensino e Pesquisa Maria Patrocínia Pereira Ventura, pertencente ao Hospital e Maternidade São Cristóvão (São Paulo - SP), onde é também coordenador do Curso de Pós-Graduação em Fisioterapia Hospitalar. Membro do corpo clínico do Hospital do Coração Anis Rassi (Goiânia-GO). Coordenador científico do Hospital ENCORE (Aparecida de Goiânia-GO). Coordenador e docente da Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva do NEA Cursos (Taubaté). Coordenador do Serviço de Fisioterapia da UTI Neonatal e Pediátrica do Instituto Goiano de Pediatria (IGOPE). Coordenador do Serviço de Fisioterapia da UTI Neonatal do Hospital Premium (Goiânia-GO). Editor-chefe da Revista Eletrônica Saúde e Ciência. Assessor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

•    Isabela Castro. Dentista. Especialista e Mestre em Odontopediatria. Especialista em Odontologia para Pacientes Especiais. Atualização em Odontologia hospitalar e estomatologia. Licenciado em laserterapia, sedação e Odontologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Odontologia do Brasil. Atualização em Odontologia em Unidade de Terapia Intensiva. Avaliadora IBES / ONA. Speaker nacional experiência do paciente IBES/ ONA. Especialista em Melhoria, wave 1, Brazil pelo Institute for Health Care Improvement (IHI). Improvement Advisor, wave 50, Boston, Institute for health care improvement SQua Fellow. Membro do community of practice (Cop) ISQua Patient advocate.

•    Karina Fonseca de Souza Leite. Enfermeira. Mestre em gestão e liderança na enfermagem pela EERP- USP. Especialista em gestão em saúde Unifesp. Enfermeira da Unidade de suporte avançado do SAMU Ribeirão Preto. Enfermeira Responsável pela gestão de rouparia das Unidades de saúde da SMS – RP. Membro efetivo da comissão de controle de infecção e membro efetivo do Núcleo de Segurança do Paciente da SMS – RP.

•    Magda Machado de Miranda Costa. Enfermeira. Gerente Geral substituta da Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde – GGTES da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Mestre em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária.

•    Mariana Martins Gonzaga do Nascimento. Farmacêutica. Professora Adjunta do Departamento de Produtos Farmacêuticos da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (PFA/FAFAR/UFMG). Membro do Conselho Científico do Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP Brasil). Pós-doutorado em Medicamentos e Assistência Farmacêutica pelo Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica (CEAF/FAFAR/UFMG). Doutora em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz/Centro de Pesquisa René Rachou (FIOCRUZ/CPqRR). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Especialista em Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros/Associação Mineira de Farmacêuticos (UNIMONTES/AMF).

•    Marina de Moraes e Prado Morabi. Psicóloga. Mestre em Psicologia. Especialista em Psicologia da Saúde e Hospitalar em Psicologia Clínica. Docente da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Psicóloga da Secretaria Estadual de Saúde. Docente na Especialização em Psicologia da Saúde e Hospitalar da Associação de Combate ao Câncer em Goiás e na Pós-graduação em Psicologia Perinatal e Parentalidade. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Psicopatologia Clínica e Psicologia e Saúde (NPPS). Coordenadora do Programa de Referência em Inclusão Social na Comunidade – Saúde e  Políticas Públicas (PRIS).

•    Ricardo Alcoforado Maranhão de Sá. Formado em Engenharia Elétrica pela EFEI, especialista em Engenharia Clínica pela UNICAMP, especialista em Administração Hospitalar pela USP, especialista em Agentes de Inovação Tecnológica pela Cambury e mestre em Saúde Pública com ênfase em Gestão de Tecnologias em Saúde pela ENSP - FIOCRUZ. Atualmente é professor da disciplina “Introdução à Engenharia Clínica” pela Escola de Engenharia na PUCGO e é coordenador do curso de especialização em engenharia clínica pela RTG Especializações na cidade de Goiânia, Brasília e Natal. Exerceu a função de gerente da Gerência de Engenharia Clínica (GEC) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES/GO) no período de 2010 a 2018. É sócio proprietário da empresa de consultoria Orbis Engenharia Clínica. Foi consultor dos projetos REFORSUS, VIGISUS I e VIGISUS II no Ministério da Saúde na área de engenharia clínica. Atualmente é o vice presidente executivo da Associação Brasileira de Engenharia Clínica - ABEClin. É um dos autores do livro “Segurança do Paciente”, publicação da Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ), como parte do Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente.

•  Vera Lucia Neves Marra. Médica. Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Livre Docência em Hematologia pela Universidade Gama Filho, Especialização em Gestão Hospitalar pela Fundação Oswaldo Cruz, Especialização em Segurança do Paciente pela Fiocruz. Diretora Técnica do Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti, de janeiro de 2007 a janeiro de 2014, com áreas de interesse em Saúde Pública e Segurança do Paciente. Atualmente exerce o cargo de Assessora de Ensino e Pesquisa da Fundação Saúde do Rio de Janeiro. Membro da Sociedade Brasileira de Segurança do Paciente (SOBRASP).